sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Machadinha celebra Nª Sª do Patrocínio com festa





Machadinha celebra Nª Sª do Patrocínio com festa


A comunidade de Machadinha, na zona rural do município, estará em festa na próxima semana. As comemorações em louvor a Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da localidade, começam na sexta-feira (16/11) e prosseguem até domingo (18/11). O evento vai reverenciar também a cultura negra, marcada pelo Dia da Consciência Negra e de imortalidade de Zumbi – líder dos do Quilombo dos Palmares, ambas comemoradas em 20 de novembro.


De acordo com a sub-coordenadora de Cultura e Lazer, Rossana Barcelos Vieira, será uma semana de intensas comemorações com uma vasta programação religiosa e cultural. No dia 16 (sexta), haverá apresentações de Fado seguidos do grupo Q'Batuque e, por último, show com Marcinho do Forró. No dia seguinte (sábado), as comemorações começam bem cedo: a partir do meio-dia, haverá feijoada regada ao som do DJ com repertório de Samba de Raiz. Às 18h, Cortejos de Ritmos Afro-Brasileiros e, em seguida, as 19h, terá início a Roda de Jongo – apresentação de jongueiros. As 20h, apresentações musicais das bandas União de Jongueiros de Serrinha, Tambor de Crioula do Maranhão e Tambor de Machadinha (Quissamã). Encerrando a noite, as 21h, o Batuque na Cozinha movimentará o espaço. Haverá ainda oficina de Tranças Nagô, com as cabeleireiras do grupo Trançando Idéias.


No domingo, as festividades começam cedo; às 11horas, haverá Missa Festiva campal em louvor a Nossa Senhora do Patrocínio, ao lado da capela secular (1833) que está sendo restaurada. Às 13 h, começa o pagode do grupo Humildade do Samba e às 21h, Ciganinho e Banda encerram as comemorações na localidade. A festa em homenagem a santa padroeira de Machadinha é uma realização conjunta da Prefeitura de Quissamã, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro e da Associação.

http://www.quissama.rj.gov.br/

Nenhum comentário: