segunda-feira, 3 de março de 2008

Revista MUSEU - cultura levada a sério

 

12 / 04 /2006 - Circuito Cultural Mercado do Peixe agita Sábado de Aleluia

RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro -

O Circuito Cultural Mercado do Peixe entra no seu segundo mês de atividades com uma festa no Sábado de Aleluia. Quase 80 artistas estarão reunidos durante 12 horas para realizar a festa Tambor de Aleluia, organizada pelo Núcleo As Três Marias, que integra a Cooperativa de Artistas Autônomos (CASA).

Das 11h às 23h o público poderá malhar o Judas, ouvir as Caixeiras do Divino, brincar com o Boi Brilho de Lucas e dançar com o Cacuriá e o Tambor de Crioula. Tudo com entrada franca, nos arredores da Rua do Mercado n° 45, na Praça XV. O Circuito Cultural Mercado do Peixe é parte do Programa Monumenta, com apoio da Unesco.


"A festa se chama Tambor de Aleluia por ser um momento de retomada do Tambor de Crioula, manifestação que pára de ocorrer durante a Quarentena de Carnaval, período em que no Maranhão os tambores são silenciados. Na Semana Santa, o Tambor é retomado com toda intensidade", conta Alina Braga, uma das integrantes do Núcleo As Três Marias.


A maior parte dos artistas reunidos nas manifestações da festa Tambor de Aleluia é do Maranhão. Gente que veio trabalhar e morar no Rio mas que nunca abandonou suas tradições. No início da festa, às 11h, depois da Malhação do Judas (um deles é o viaduto da Perimetral, que impede a vista da Baía de Guanabara), haverá uma gincana para reunir adultos e crianças com brincadeiras como corrida do saco, ovo na colher, pata cega e muitas outras.


Tendo como âncora a Casa Mercado 45, o Circuito Cultural Mercado do Peixe, é uma realização de dez grupos de teatro, circo e música, formadores da Cooperativa de Artistas Autônomos (CASA) – entre outros, Cordão do Boitatá, Teatro de Anônimo e Leões de Circo – com o objetivo de recuperar a vitalidade da Praça XV no contexto do que, no passado, foi o antigo Mercado Municipal.


Fonte: JB

Revista MUSEU - cultura levada a sério

Nenhum comentário: