segunda-feira, 3 de março de 2008

RJTV: Matérias

 

Sábado , 15 de Abril de 2006

Festa do Tambor de Aleluia

Na Praça XV, no centro do Rio, uma festa diferente: o Circuito Cultural do Mercado do Peixe reúne 80 artistas em mais de 12 horas de atividades.

 

A Festa Tambor de Aleluia, organizada pelo Núcleo As Três Marias, é uma festa típica do folclore do Maranhão, que está sendo realizada em pleno coração do Rio.

 

Os artistas são todos maranhenses e preservam a tradição. Durante a Quaresma, os tambores ficam silenciados, mas no Sábado de Aleluia, eles voltam a tocar.

 

O RJTV conversou com uma das coordenadoras do evento, Juliana Manhães.

RJTV: No Sábado de Aleluia, os tambores voltam a tocar?

Juliana Manhães: Toda a festa recomeça e hoje estamos fazendo essa Festa de Tambor de Aleluia com as Três Marias, o Boi, o Brilho de Lucas, com Ladainha, com as Caixeiras do Divino. Haverá também cacuriá, tambor de crioula. Fazemos parte de A Casa, uma cooperativa de artistas autônomos, que agrega vários grupos: o Cordão do Boitatá, Leões de Circo, Grupo Pedras. Além disso, estamos fazendo parte do Circuito Cultural Mercado do Peixe, com a chancela da Unesco. É um projeto que começou em março, uma mostra de artes cênicas, que vai continuar até julho. É um projeto dessa cooperativa que, há quatro anos, faz esse trabalho com circo, cultura popular e artes cênicas.

 

Qual é a programação de hoje?

Teremos a malhação do Judas e depois teremos uma gincana cultural, com brincadeiras de antigamente. Depois teremos uma ladainha, uma reza cantada pelas Caixeiras do Divino, do Maranhão. Depois teremos um Boi de Parada de Lucas, com 50 brincantes. Depois um cacuriá e um tambor de crioula, para gritarmos o grito de Aleluia.

RJTV: Matérias

Nenhum comentário: